quarta-feira, 6 de junho de 2012

Basf diz que provará vantagens do milho tolerante à seca


Resultado de uma parceria entre Basf e Monsanto, variedade resistente será melhor divulgada em 2013

por Agência Estado
Roberto Witter/Ag.RBS/Folhapress






Criadores das primeiras sementes transgênicas de milho tolerante à seca estão confiantes de que provarão o valor do novo produto para os agricultores, apesar de acusações degrupos ambientalistas de que a semente promove apenas pequenos ganhos de produtividade. O milho tolerante à seca é resultado de uma parceria entre a Basf e a Monsantoe está sendo vendido por meio da marca DroughtGard, que deve ser mais divulgada em 2013.

A nova variedade foi testada por 250 produtores neste ano. Segundo o presidente da divisão de ciência da BasfPeter Eckes, os resultados responderão às críticas da União de Cientistas Preocupados, grupo contrário às culturas geneticamente modificadas. "Os produtores vão acreditar no que veem", disse Eckes. Segundo a associação, aindústria de biotecnologia "fez poucos avanços reais" na redução de perda de produtividade causada pela seca.


Pioneer Hi-Bred, subsidiária da DuPont, já vende uma semente de milho tolerante à seca, produzida por meios convencionais e destinada a regiões do oeste das Grandes Planícies, como o Estado norte-americano do Kansas, que são tipicamente mais secos do que o restante do Cinturão do Milho. O desafio de criar uma semente transgênica tolerante à seca é que "isso requer a interação de muitos genes", enquanto a engenharia genética só consegue alterar alguns genes por vez, segundo a União de Cientistas Preocupados. 


Executivos de companhias de sementes disseram, no entanto, que as variedades resistentes à seca não servem para permitir aos produtores plantar no deserto ou em meio a uma forte seca como a observada no sul das Grandes Planícies dos Estados Unidos no ano passado. "O produto oferece ao produtor segurança contra perdas deprodutividade numa situação de seca moderada", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário